Médecine Traditionnelle Chinoise

Criador do Blog

Minha foto
Ozouer le Voulgis, Ozouer le Voulgis, France
Consultations (40/60€) de ACUPUNCTURE / MASSAGE (Ozouer le Voulgis). https://sites.google.com/site/quiroanuncio/therapists-worldwide/france geral.mtc@gmail.com. 0625740893.

As 5 Substâncias

As 5 Substâncias


Qi – Qi a energia. Existem muitos tipos de Qi, o Gu Qi (Qi dos alimentos), deriva da transformação dos alimentos e dos líquidos por acção do Baço/Pâncreas e do Estômago, que se combina então com o Pulmão formando o Zong Qi (Qi peitoral) e o Zhen Qi (Qi do tórax), este também interligado funcionalmente com o Coração que ajuda na transformação mencionada. O Wei Qi (Qi defensivo) e Yong Qi (Qi Nutrição) são dois aspectos de Zhen Qi (Qi verdadeiro), o Wei Qi circula na pele e músculos e o Yong Qi circula nos canais e colaterais e nos vasos (Xue Mai).


Xue – Xue a essência dos alimentos (Gu Qi). Esta essência provém dos alimentos e das bebidas que através do Baço e Estômago são transformados e transportados e algumas dessas propriedades são levados para o tórax, onde se transformam em sangue (Xue), pela acção do Coração e do Pulmão. Por outra parte também através do Rim que por sua vez produz a medula óssea que também está envolvida na produção de sangue.


Jing – Jing a essência ou energia ancestral. Existem dois tipos de Jing, o Jing pré-natal e o Jing pós-natal. O Jing pós-natal é constituído pela fracção purificada da transformação de produtos dos alimentos e das bebidas, (Gu Qi), esta energia representada corresponde a parte Yin do Jing, ou seja cabe a ela o fornecimento da base material para o crescimento, desenvolvimento e reprodução. O Jing pré-natal, deriva da energia ancestral (essência herdada dos pais), esta energia é a parte Yang do Jing, têm a função de activar a transformação, crescimento, desenvolvimento e reprodução.


Jin Ye – Jin Ye o líquido orgânico. Os alimentos e bebidas são transformados pelo Baço/Pâncreas e Estômago para a produção de sangue (Xue), como já tínhamos visto, mas serve também para transformar o Líquido Orgânico (Jin Ye). A porção Jin mais pura, mais leve, mais Yang e dinâmica, através do Pulmão vai aquecer, humedecer e nutrir a pele e os músculos, tendo como função a distribuição semelhante ao Wei Qi. A porção Ye é menos pura, mais densa, mais material e tem uma distribuição semelhante à do Ying Qi com a finalidade de humedecer e nutrir os Zang-Fu, ossos, cérebro e os orifícios. Deste modo é assegurada a circulação dos Jin Ye por todo o corpo, dentro e fora dos canais e colaterais e dos vasos, fornecendo humidade aos tecidos e aos Zang-Fu.

A parte mais densa do fluido, do Intestino Delgado vai para a Bexiga e para o Intestino Grosso, onde depois da reabsorção, as fracções mais diluídas e sólidas são eliminadas através da urina e fezes. O Jin Ye inclui nas secreções do corpo: as lágrimas; suor; leite; secreções nasais, gástrico e genitais, etc.


Shen – Shen o espírito ou consciência. O Shen está dividido em Shen pós-natal e Shen pré-natal. O Shen pós-natal manifesta-se pela interacção do Jing e Qi, enquanto o sangue do Coração estabelece-se na residência do Shen (espírito). O Shen pré-natal é adquirido pelos pais, este espírito têm como função de vitalizar o corpo e a consciência. O shen pós-natal e o shen pré-natal em conjunto fazem parte integral do corpo e não separadamente.


Terapeuta, Hugo Rocha




Seguidores