Médecine Traditionnelle Chinoise

Criador do Blog

Minha foto
Ozouer le Voulgis, Ozouer le Voulgis, France
Consultations (40/60€) de ACUPUNCTURE / MASSAGE (Ozouer le Voulgis). https://sites.google.com/site/quiroanuncio/therapists-worldwide/france geral.mtc@gmail.com. 0625740893.

Os 8 Princípios

Os 8 Princípios



a) Interior/Exterior. Estes dois princípios referem-se à profundidade da patologia, assim como à direcção da evolução da patologia. As patologias externas são relativas às camadas superficiais do corpo e tendem a penetrar do exterior para o interior do corpo, enquanto as patologias internas ocorrem no interior do corpo, podendo se instalar em vários níveis mais profundos.

As patologias externas estão associados a uma invasão dos factores patogénicos externos, os sintomas são geralmente agudos, de começo repentino e de curta duração, o paciente pode apresentar aversão ao vento e ao frio, febre, calafrios, dor de cabeça, congestão nasal, garganta irritada ou dorida, e um pulso superficial.

As patologias internas, podem resultar de uma penetração de factores externos, ou seja da camada superficial da pele para o interior, pode ter também origem nas desarmonias dos Zang-Fu, por invasão de factores externos ou pelas desarmonias internas dos Zang-Fu. As desarmonias internas dos Zang-Fu traduzem geralmente síndromes mais sérias e crónicas, com a duração da patologia por mais tempo e com um começo mais insidioso; geralmente originam sintomas de febre intensa, sem aversão ao frio ou ao vento, vómitos, alterações da urina e fezes, pulso profundo.



b) Frio e Calor. Estas duas características podem estar associadas, por um lado, à agressão do corpo por factores patogénicos exteriores, tais como frio, vento e humidade; e por outro lado podem estar associadas a deficiências ou excessos internos, provocados pela desarmonia dos Zang-Fu, Qi, Xue, Yang, entre outras.

Os padrões de frio; apresentam os sintomas de frio nos quatro membros, aversão ao frio, cara pálida, secreções e urina abundantes e de cor clara, fezes aquosas, ausência de sede, movimentos retardados, língua pálida com revestimento da língua delgado, pulso lento. O desconforto e dor pioram com o frio e melhoram com o calor. Estas síndromes podem aparecer devido a uma invasão de factores externos, tais como; frio, vento frio, frio-humidade.

Os padrões de Calor: pele e cara vermelha, aversão ao calor, secreções e urina reduzidas, sede, excitabilidade, o desconforto e a dor que pioram com o calor e melhoram com o frio, movimentos rápidos, língua vermelha com revestimento amarelo, pulso rápido. Estes sintomas, podem aparecer devido a uma invasão de factores patogénicos externos, tais como; calor, calor de Verão, vento calor, secura e calor humidade.


c) Yin e Yang. Estes dois conceitos são dos mais importantes na base da fisiologia, patologia e diagnóstico diferencial da MTC. Todos os factores podem ser vistos em termos da desarmonia fundamental através de Yin e Yang. O padrão de desarmonia Yin, podem ser subdivididos em padrões de frio, deficiência e interior; enquanto os padrões de desarmonia Yang, podem ser subdivididos em calor, excesso e exterior.



d) Deficiência e Excesso. O vazio relaciona-se à deficiência, a plenitude relaciona-se ao excesso. Quando falamos de Deficiência, referimo-nos à insuficiência da energia vital. Quando se fala de excesso, referimo-nos ao predomínio da energia perversa. As doenças estão determinadas pelos factores de deficiência e de excesso, os quais, por sua vez, se associam ao frio/calor, exterior/interior, criando assim manifestações clínicas ainda mais complexas. Não podendo esquecer que ainda existe a probabilidade no decurso da patologia, a deficiência e o excesso, se transformarem um no outro.



Terapeuta, Hugo Rocha






Seguidores